terça-feira, 3 de maio de 2011

Coletiva ROCK IN RIO


Organização anuncia venda oficial de ingressos e divulga logística de acesso e transporte para a CIDADE DO ROCK


Organização promove campanha “Eu vou de ônibus” e apresenta meio de transporte público como única opção para chegar ao evento


Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 3, no Cinépolis Lagoon, um dos lugares mais privilegiados da capital — em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro —, a organização do Rock in Rio deu início à contagem regressiva para a abertura da venda oficial de ingressos para o Rock in Rio 2011, marcada para o dia 7 de maio.
 “Hoje começa o countdown, nossa contagem regressiva para a venda oficial de ingressos. Depois do sucesso da venda do Rock in Rio Card, em novembro do ano passado, começou a circular um boato que os ingressos para o Rock in Rio 2011 haviam esgotado. A princípio, a venda estava prevista para ter início no dia 1º de julho, mas, atendendo a uma solicitação do público, resolvemos antecipar o máximo possível em termos de logística para deixar a todos mais tranquilos”, contou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, no início do evento.
 Sendo assim, a partir deste sábado (07), o público poderá comprar ingressos para o Rock in Rio 2011 pelos sites do Rock in Rio ou do Ingresso.com(unicamente com cartão de crédito). Quem preferir pode procurar os pontos de venda em quiosques (com cartão de crédito, débito ou espécie), a partir das 10h, nos shoppings do Rio de Janeiro — Barra Shopping, Rio Sul, Nova América Shopping e na loja Leader, do Via Center (em Niterói, que neste caso, dará início às vendas no dia 9 de maio).
 Ainda nestes pontos de venda, o público encontrará produtos oficiais da marca Rock in Rio, como camisetas, bonés, joias, entre outros. Os 50 primeiros compradores em cada um dos três quiosques (Barra Shopping, Rio Sul, Nova América Shopping) ganharão uma camiseta oficial do Rock in Rio.
 Todos os clientes Rock in Rio que comprarem seus ingressos com cartão de crédito poderão efetuar o pagamento em até quatro parcelas (nos quiosques ou nos sites). Não será cobrada taxa de conveniência para compras nos sites, o cliente pagará apenas o custo de entrega dos Correios. Cada cliente poderá comprar no máximo quatro ingressos por dia de evento (dos quais apenas um poderá ser meia-entrada, a qual exige compra presencial com apresentação de documento válido). As vendas para fora do Brasil estão limitadas ao site do Rock in Rio e ao uso de cartão de crédito (sem direito a parcelamento).
  Até o dia 31 de maio, o preço das entradas para a Cidade do Rock será mantido: R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). Após esta data, haverá um reajuste, e as entradas passam a custar R$ 220 (inteira) e R$ 110 (meia-entrada).
 A Redecard é o meio de pagamento oficial do Rock in Rio 2011. Toda a venda de ingressos e outros itens — alimentação, bebidas, souvenirs etc — na Cidade do Rock poderá ser feita por cartão e contar com a comodidade e segurança oferecidas pela Redecard.
 “Todas as pessoas que comprarem o ingresso para o Rock in Rio 2011 receberão um ‘mapão’ com informações da Cidade do Rock e muitas dicas para o evento”, revelou Roberta, completando que foram criados nove critérios de segurança diferentes para evitar qualquer tipo de transtorno.
 Os ingressos apresentam um layout diferenciado, com papel produzido especialmente para o Rock in Rio, além de uma película holográfica revestida de plástico holográfico, hologramas personalizados e tinta anticópia. Tudo para garantir máxima segurança do ingresso e do público.
 A expectativa da organização do festival é de grande procura pelos bilhetes, como ocorreu na venda do Rock in Rio Card — realizada no final de 2010, quando as 100 mil entradas esgotaram em apenas 21 dias — e na pré-venda exclusiva para os clientes Itaú.
 O impacto econômico para a cidade do Rio de Janeiro é muito grande. Estima-se que das 600 mil pessoas que irão ao Rock in Rio 2011 cerca de 50% seja de turistas nacionais e estrangeiros. A previsão é que 376 milhões de dólares sejam gerados somente pela realização do Rock in Rio. A ocupação hoteleira, neste período, será de 92% — um volume alto para esta época. A tendência natural é que esses números sejam ultrapassados”, adiantou o subsecretário Especial de Turismo, Pedro Guimarães.
 De volta ao Rio de Janeiro após dez anos, o festival terá capacidade para receber 100 mil pessoas por dia e acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (Av. Salvador Allende, s/n).

Venda Especial Para Clientes Itaú

Durante o período de venda oficial de ingressos, clientes Itaú continuam a ter benefícios: 15% de desconto e parcelamento em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito e débito. Portadores de cartões de crédito Itaú poderão efetuar a compra através de qualquer ponto de venda oficial do festival. Já os clientes com cartões de débito Itaú só terão os benefícios nos quiosques que serão instalados nos shoppings.
 “O Itaú, como um grande incentivador da cultura nacional, acredita que o papel do banco é muito maior do que dar crédito, que já é importante para fomentar o desenvolvimento nacional. Estar aqui no Rock in Rio não é por acaso. Tivemos uma primeira fase que terminou no dia 22 de abril, que foi a pré-venda Itaú, de enorme sucesso. O objetivo de tudo isso é dar acesso à cultura. É isto que está por trás do envolvimento do Itaú”, afirmou Fernando Amaral, superintendente de Marketing de Cartões do Itaú.
 De acordo com Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco, o objetivo como patrocinador máster do Rock in Rio é proporcionar ao público uma experiência completa em torno do festival. Por isso fizemos uma pré-venda exclusiva e agora estamos apostando em condições especiais de venda dos ingressos para todos os clientes dos cartões Itaú. Além disso, está no ar a Rádio Itaú Rock in Rio (www.feitoparavoce.com.br/rockinrio/radio), com hits das atrações de todas as edições do festival.

Tam Viagens é a operadora oficial e exclusiva do Rock in Rio 2011

 Com exclusividade na América Latina, a TAM Viagens é a operadora de turismo oficial do Rock in Rio 2011. A operadora lançou um hotsite especial (www.tamviagens.com.br/rockinrio) para fornecer todas as informações sobre as quatro modalidades de roteiros para o festival, que levam em consideração diversos perfis de espectadores: Rockstar, Classic, On the Road e Hardcore.
 “Estamos lançando quatro produtos para trazer os brasileiros e estrangeiros para curtir o evento”, disse Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens, completando que a TAM Viagens terá financiamento em até 10 vezes sem juros.
 O roteiro Rockstar, por exemplo, oferecerá aéreo, hospedagem nos principais hotéis do Rio de Janeiro, traslados e ingresso para área VIP na Cidade do Rock. Todos os roteiros completos (com ingresso) estarão disponíveis para venda a partir de 7 de maio. Pacotes para quem já adquiriu ingresso para o festival também estão à venda.
 Para Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens, participar do Rock in Rio só aumenta a credibilidade da TAM Viagens no mercado de lazer e consolida como a operadora de turismo dos grandes eventos de entretenimento do Brasil.
 O cliente terá a opção de resolver tudo em uma só compra com a TAM Viagens: passagem aérea, hospedagem e ingressos. Ele também vai contar com toda a conveniência para o transporte de ida e volta para o festival, com traslados inclusos nos pacotes.
 Clientes que moram fora do Brasil também poderão adquirir os roteiros Rockstar e Classic na Europa (Paris, Frankfurt, Madri, Milão e Londres), nos Estados Unidos (Nova York, Miami e Orlando) e na América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Nos países em que a TAM não opera, os clientes poderão adquirir os mesmos pacotes, porém sem o trecho aéreo.
 A operadora também terá uma loja de 30m² na Rock Street para atendimento aos clientes com serviços de remarcação de bilhetes e check-in antecipado, além de venda de roteiros.

Como chegar ao Parque Olímpico Cidade do Rock

 Durante a coletiva de imprensa, Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio; Carlos Maiolino, subsecretário municipal de Transportes; Pedro Guimarães, subsecretário especial de Turismo; e Edmundo Fornasari, diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor; apresentaram o plano de transporte desenvolvido para os seis dias do Rock in Rio 2011.
 “Todas as facilidade serão oferecidas para que mesmo os que não têm o hábito de usar ônibus se sintam confortáveis para usar o transporte, e ainda sem se preocupar com a Lei Seca”, comentou Roberta.
 A ideia é atender e dar comodidade ao público que irá ao evento sem causar transtornos à cidade do Rio de Janeiro e entorno da Cidade do Rock. A única forma para ir ao Rock in Rio 2011 é o transporte público, em especial os ônibus.
 “Essas medidas foram tomadas pensando na capacidade das vias, no número insuficiente de vagas, e em questões ecológicas. O transporte público ajuda a diminuir as emissões de carbono”, reforçou o subsecretário Carlos Maiolino.
 Desde 2001, o Rock in Rio têm investido em ações de conscientização de massa sobre a utilização de transportes públicos. Para o Rock in Rio 2011 não poderia ser diferente. A organização do evento promoverá o uso de transportes coletivos, com a campanha criada pela Artplan intitulada “Eu Vou de Ônibus”. Não haverá estacionamento para automóveis nas proximidades do evento.
 Para evitar transtornos com o fluxo de chegada concentrado, desde a abertura dos portões da Cidade do Rock, o público poderá se divertir em todas as atrações, como montanha-russa, roda-gigante e tirolesa, e assistir os shows únicos do Palco Sunset e as diversas apresentações da Rock Street. Por isso, quem chegar cedo aproveitará melhor as 14 horas de festa diária no Rock in Rio!


Transportes coletivos

 A organização do festival e a Prefeitura do Rio de Janeiro, pela da Secretaria municipal de Transportes, desenvolveram um sistema espacial de transportes que permitirá que as 100 mil pessoas (capacidade máxima diária do evento) utilizem ônibus para ir e voltar da Cidade do Rock. A estimativa é que além dos usuários diários das linhas mais 60 mil pessoas utilizem estes meios por dia durante a realização do evento. Além das diversas linhas regulares que passam nas imediações da Cidade do Rock, será criado um sistema de ônibus especiais que sairão de alguns locais específicos (Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto Internacional, Castelo, Rodoviária, Lagoa, Ipanema, Botafogo, Santa Cruz e Campo Grande) direto para o evento, com poucas paradas pré-definidas ao longo do trajeto, e tarifa diferenciada. Os usuários poderão simular os melhores trajetos para o evento pelo site http://www.vadeonibus.com.br.
 Além disso, será criada uma circular entre a Cidade do Rock e o Terminal Alvorada, com cerca de 300 veículos, com saídas de 15 em 15 minutos, no máximo, onde chegam linhas de vários bairros da Cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. A ideia é fazer uma integração eficiente e cômoda da linha circular com o sistema viário existente. 
 Serão criados corredores exclusivos de ônibus no perímetro de intervenção do evento (Av. Salvador Allende e Av. Abelardo Bueno); um terminal de recepção de público junto ao Autódromo; reforço do número de ônibus regulares nos horários de maior fluxo; maior oferta de ônibus com ar-condicionado; além de reforço da segurança em todo o sistema. 
 Todos os passageiros poderão utilizar o Rio Card como pagamento e ainda os benefícios concedidos pelo Cartão Bilhete Único Carioca. Além disso, será lançado um RioCard personalizado para as vendas com foco no público extra. A venda do cartão será disponibilizada através de um hot site (em desenvolvimento), nas lojas RioCard, aeroportos, rodoviária etc.
  “Pretendemos atender 40% da população que vêm de fora do Rio com o cartão Rio Card Rock in Rio. Esta é a colaboração da Fetranspor para o evento”, acrescentou Edmundo.
 Não será possível chegar de carro à Cidade do Rock. Uma barreira será utilizada para que as pessoas caminhem a partir de determinado ponto.  As pessoas com necessidades especiais terão tratamento diferenciado. Haverá entrada para veículos com a devida sinalização de Portadores de Necessidades Especiais. 
 Não haverá bolsões de estacionamento para automóveis nas redondezas, e a Prefeitura realizará fiscalização rigorosa para estacionamento em áreas proibidas. Para os seis dias de evento, também estão previstas operações de Lei Seca nas redondezas.   
  
 Em breve mais informações estarão disponíveis nos sites www.rockinrio.com.br e www.rioonibus.com.br .

 Táxis
 Os táxis terão acesso preferencial pela Av. Salvador Allende e poderão desembarcar passageiros próximo a entrada da Cidade do Rock. O acesso ao evento pela Estrada dos Bandeirantes estará cortado e não serão permitidas paradas. E o embarque de passageiros, na saída do evento, será feito exclusivamente no terminal de espera na Rua Olof Palme.  
 A organização do Rock in Rio também entrará em contato com todas as cooperativas de táxis do Estado para informar como funcionará o acesso à Cidade do Rock, evitando que isso prejudique o trânsito nos dias do evento•

Fretados
          Apenas os ônibus de parceiros autorizados (TAM e Rio Ônibus) poderão chegar pela Av. Salvador Allende a um terminal que será criado na antiga Cidade do Rock. 

Chegada à Cidade do Rock
 Policiais, agentes da CET-Rio, e uma equipe de voluntários estarão nos acessos da Cidade do Rock munidos de toda a informação sobre o sistema de mobilidade e acessos para apoiar nas indicações ao público.
 Antes de chegar à Cidade do Rock haverá três barreiras para verificação de posse de ingresso e revista de bolsas com detectores de metais. As pessoas sem ingresso serão direcionadas à bilheteria. Não será permitida a circulação de pessoas sem ingresso nas imediações da Cidade do Rock.
Os portões do Parque Olímpico Cidade do Rock abrirão às 14h e fecharão às 4h durante os seis dias de evento. Não será permitido permanecer no local fora deste horário. As entradas e saídas da Cidade do Rock encontram-se na Avenida Abelardo Bueno. Os portadores de necessidades especiais e acompanhantes terão uma entrada especial na extremidade esquerda das catracas de acesso.
 Haverá segurança ao longo de todo o perímetro da Cidade do Rock para proibir transtornos e a entrada de pessoas não autorizadas.

Objetos não permitidos
Assim como mencionado no ingresso do Rock in Rio 2011, não será permitida a entrada na Cidade do Rock de guarda-chuvas, objetos cortantes, vidro ou qualquer objeto que coloque em risco a segurança do público. Câmeras fotográficas profissionais também não serão permitidas.

Meia-entrada
Os portadores de meia-entrada deverão apresentar a carteira de estudante ou documento que comprove o benefício nas entradas especialmente sinalizadas para este fim.
  
Menores
Os menores de 14 anos deverão estar acompanhados por um responsável que deverá deixar seu número de celular na entrada, junto com o termo de responsabilidade. Os menores também serão identificados com uma pulseira com nome e telefone do responsável. Em caso de desencontro, os responsáveis deverão se deslocar ao ponto de encontro localizado dentro da Cidade do Rock, perto da entrada principal, para onde as crianças perdidas serão direcionadas.

 Área VIP
Os convidados para a Área VIP do Rock in Rio 2011, que tiverem seus carros devidamente credenciados pela organização, terão estacionamento exclusivo nas proximidades do evento. A entrada exclusiva para convidados VIP será na Av. Abelardo Bueno, do lado direito da entrada principal do evento, que também estará equipada com dispositivos de identificação eletrônica para verificação de ingressos.

Informações/ Apoio ao Público
 Haverá cerca de 200 voluntários (coordenados pela equipe de produção do evento) para dar apoio ao público, passar informações, tirar dúvidas, agilizar a entrada, apoiar na identificação de menores, auxiliar o acesso dos portadores de necessidades especiais etc.

Áreas de Atrações
 Ao todo, o Parque Olímpico Cidade do Rock será montada em uma área de 150 mil m2, na Avenida Salvador Allende, s/ nº, em Jacarepaguá.

Palco Mundo – das 19h às 2h
O espaço está localizado no centro do parque e vai abrigar cinco grandes shows por noite. O palco tem 90mX30m, com aproximadamente 2.700 m2 e 26 m de altura. O revestimento cenográfico será feito em elementos metálicos, que ampliam os efeitos da iluminação durante a noite, transformando-o em um show a parte. A estrutura do palco, incluindo cenário, som, luz, vídeo e som, pesa 420 mil quilos.

Palco Sunset – das 14h40 às 19h
Sunset Rock in Rio será um espaço dedicado a encontros inesperados, onde se apresentarão cerca de oito artistas por dia, em quatro shows diários exclusivos.

 Eletrônica – das 22h às 4h
 Trata-se de um espaço a céu aberto que receberá alguns dos DJs tops nacionais e internacionais. Cinco artistas se apresentarão por noite.

 Rock Street
Estréia histórica no Rock in Rio 2011, a rua inspirada em Nova Orleans funcionará desde a abertura dos portões até o fechamento, às 4h. O espaço terá 20 lojas, shows de jazz e arte de rua – caricaturista, sapateador, estátua viva, mágico e muito mais – para entreter o público.
  
Tirolesa
Passando de lado a lado, a poucos metros do Palco Mundo, terá capacidade diária para cerca de 1.500 pessoas, dispostas a experimentar muita adrenalina. Será controlada por operadores especializados e não terá custo extra para o público, assim como todos os brinquedos do evento.

            
Roda-gigante
A tradicional roda será um dos brinquedos deste grande parque temático da música que se transformou a Cidade do Rock. Da sua altura máxima de 35 metros, se poderá ter uma vista panorâmica de todo o evento.

Montanha-russa
A montanha-russa trará bastante adrenalina para o público do Rock in Rio 2011, com  capacidade para 36 pessoas por vez.

Kabum
O brinquedo de queda livre terá 17 metros de altura e capacidade para 12 pessoas por vez.

Área Vip
O espaço terá capacidade para 4 mil pessoas por dia e será destinado apenas a convidados dos patrocinadores e parceiros do evento. O local, a cerca de 100 metros do Palco Mundo terá decoração especial, será climatizado e oferecerá aos convidados um buffet preparado pelo Aquim.
  
Área para pessoas de mobilidade reduzida
Cada palco terá uma área especial destinada a pessoas com mobilidade reduzida para que possam ter uma excelente visão dos shows. Estes espaços estarão preparados com banheiros especiais, e cada portador de mobilidade reduzida poderá permanecer nesta área com um acompanhante.

Village
O espaço funcionará como um shopping com 28 lojas comerciais, com decoração própria,  implantadas lado a lado, ao longo de 200 metros lineares na Cidade do Rock. 

Hospital e Postos de Saúde
Uma empresa de assistência médica prestará todos os serviços necessários para atender possíveis incidentes nos dias de evento. Estarão disponíveis: quatro postos médicos, um mini hospital, ambulâncias, médicos, enfermeiros e cerca de 100 maqueiros brigadistas por dia.
  
Limpeza e Aspectos Ecológicos
A operação de limpeza será dividida em dois tipos de serviço. A limpeza pública será executada pela Prefeitura através da Comlurb, com a limpeza das áreas públicas dentro e no entorno do Parque Olímpico Cidade do Rock. Já a limpeza dos espaços fechados será de responsabilidade da Locanty, empresa parceira da organização, que cuidará de todas as áreas privadas, como palcos, escritórios, tendas, entre outros.
Os resíduos produzidos no festival serão corretamente encaminhados para reciclagem, assim como já é feito nas edições internacionais do Rock in Rio.

 Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
 O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor
Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

As fotos da coletiva estão disponíveis no  link:

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