sexta-feira, 13 de maio de 2011

Inauguração da UPP do São Carlos será no dia 17 de maio

Secretário Beltrame fez o anúncio durante a solenidade de entrega dos Espadins a novos alunos oficiais da PM

                                 Foto: Marcelo Horn

       


O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou que o Governo do Estado inaugura a 17º Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado, no Morro de São Carlos, no próximo dia 17 de maio. A informação foi dada pelo secretário logo depois de participar da solenidade de entrega dos Espadins de Tiradentes a 153 novos alunos oficiais da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira, em Sulacap, na Zona Oeste. Esta será a terceira UPP a ser instalada nos complexos de São Carlos/ Mineira e Santa Teresa. Antes foram instaladas as unidades do Fallet/ Fogueteiro e Prazeres/ Escondidinho.
O plano da Secretaria de Segurança é completar, até 2014, a ocupação de 40 comunidades. Entre elas, a Rocinha, onde ontem explodiu uma refinaria de cocaína. Um dos queimados prestou depoimento à Polícia, revelando que a refinaria era a maior da comunidade, mas ainda há outras em pleno funcionamento.
O secretário disse que, assim como antes fora anunciado e, posteriormente, inauguradas UPPs em outras localidades, a Rocinha também terá uma unidade. Beltrame disse que a comunidade da Zona Sul tem um plano para ser ocupada e ter uma UPP instalada, só que ele não pode revelar a data porque depende de ter toda a logística de ocupação pronta.
- Temos um plano para agir. E ele vem sendo mostrado à população há dois anos. Obviamente não temos a velocidade, nem o poder de mágica para trazer UPPs para todo Estado. Mas, com certeza, alguns lugares serão contemplados pelo plano, e a Rocinha é um deles. Entrar lá agora, de maneira atabalhoada, à procura de algum lugar onde não se tem informação concreta e objetiva é, no mínimo, temerário. Há vidas humanas lá que não têm nada a ver com esse problema. A solução definitiva é a entrega do território a seus verdadeiros donos – disse, reafirmando que o objetivo da política de pacificação não é acabar com o tráfico de drogas, e sim, retomar territórios dominados por bandidos.
Com relação ao crescente consumo de crack em ruas da cidade, por muitos adolescentes em sua maioria, Beltrame informou que foram retirados da rua, ontem, 101 consumidores da droga, uma das mais perigosas. Ele acha, no entanto, que se não houver uma sequência no tratamento dessas pessoas o problema se torna um ciclo vicioso.
- Temos feito essas ações sistematicamente, mas o trabalho da polícia é até a retirada das pessoas das ruas. Mais para frente, há a necessidade de participação de outras instituições para tratar esses doentes, se não, amanhã, a polícia estará lá novamente, retirando-as das ruas, em vez de estar em outros locais que precisam de policiamento – disse. 

 Fonte: Notícias do Governo do Estado
 Por: Guedes de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário