quinta-feira, 12 de maio de 2011

Prefeito inaugura três novos Espaços de Desenvolvimento Infantil


Município investe R$7,1 milhões nas novas unidades e homenageia uma das vítimas da tragédia de Realengo


                                      Foto: J.P. Engelbrecht e Eliane Carvalho

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram na manhã desta quarta-feira, dia 11, o primeiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em homenagem aos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. O EDI Samira Pireis Ribeiro, em Guaratiba, na Zona Oeste, oferecerá 150 vagas para crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses. Em seguida, eles inauguraram mais dois EDIs na cidade: o EDI Edithe Marques de Souza, em Padre Miguel, e o EDI Senhora Perciliana, na Cidade de Deus. Essas três novas unidades de Educação Infantil receberam investimentos de R$ 7,1 milhões.
 Durante o discurso no EDI Samira Pires Ribeiro, Paes - que estava acompanhado dos pais da homenageada, de parentes das outras vítimas da tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira, de parlamentares e outras autoridades - falou sobre a importância dos EDIs:
 - Esse é um espaço de aposta no futuro da cidade. Uma coisa que sempre me impressionou é a Educação Infantil, porque está mais do que provado que esses anos são fundamentais para a formação de uma criança.
 A Prefeitura do Rio homenageará os alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, dando o nome das vítimas a 12 novos EDIs na cidade. A definição para os homenageados nos próximos 11 espaços obedecerá a dois critérios: ter parentes na região da unidade ou ordem alfabética.
 - Poder dar o nome de um lugar em que a gente está apostando o futuro da nossa cidade, homenageando, como disse a presidenta Dilma, mais uma brasileirinha, que é a Samira, uma carioquinha, é sem dúvida nenhuma uma fonte de inspiração para essas crianças que vão estudar aqui. Gerações de crianças vão se formar nessa escola. Fizemos essa sugestão da homenagem aos pais das crianças da Escola Tasso, que aceitaram. A Samira vai ter o nome dela eternizado, agora formando carioquinhas - disse o prefeito Eduardo Paes.
 A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, também comentou sobre a homenagem feita a estudante Samira Pires Ribeiro:
 - A Samira poderá reviver nesse espaço. Não há maior honra para uma pessoa do que dar nome a uma escola, um lugar por onde anos e anos as crianças vão aprender o curso do futuro
 Muito emocionada, a mãe de Samira, Vera Lúcia, agradeceu à Prefeitura do Rio pela homenagem.
 - Ela adorava criança. Então, com certeza ela está lá no céu amando isso aqui, em saber que o nomezinho dela está ali.
 Com a inauguração dessas três novas unidades, a Prefeitura do Rio passa a contar com 15 Espaços de Desenvolvimento Infantil. Cada uma dessas unidades educacionais oferece 150 vagas e possui salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, sala de primeiros atendimentos e biblioteca com livros para a primeira infância.
 A ampliação do atendimento nas creches da prefeitura faz parte da meta de dobrar a oferta de vagas nas novas unidades municipais e também conveniadas, criando 30 mil novas vagas. De janeiro de 2009 até o início de maio deste ano, já foram criadas 11.450 novas vagas, em 15 unidades construídas e em mais 109 espaços adaptados para receber os EDIs.

    Fonte: Portal Prefeitura do Rio
    Por: Anna Beatriz Cunha


                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário