segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mangueira será ocupada pelo BOPE no começo de junho

Operação abre caminho para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora

                                                Comunidade da Mangueira / 
                                                                            Foto: Rogério Santana

De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança, a Mangueira vai ser ocupada nos próximos dias, no mais tardar até meados de junho, por forças do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque para a instalação da décima oitava Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Ainda esta semana, uma equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e outra da 17ª DP, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, farão uma varredura na comunidade.
A nova unidade fecha o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais equipamentos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a Zona Sul, passando pelo Centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes.
No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação que envolveu 115 policiais militares, abrindo caminho para a ofensiva contra o tráfico. A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM e faz parte da estratégia de enfraquecimento do tráfico.
Traficante é um dos mais perigosos do Rio O traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar da Mangueira, que está foragido e é apontado pela polícia como um dos criminosos mais perigosos do Rio, sucedeu no comando da quadrilha que domina o morro o tio Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, que está preso.

Alemão e Penha terão UPPs até o fim do ano

A Secretaria de Segurança já implantou 17 UPPs, além da ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, que devem ganhar nove unidades até o fim do ano. As 17 UPPs instaladas são: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.


Fonte:  Notícias do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Por: Guedes de Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário