segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeito participa da abertura do “Rio Investors Day”



Evento organizado pela Prefeitura e Apimec reúne grandes investidores nacionais e internacionais na cidade

Foto: Beth Santos

O prefeito Eduardo Paes participou na manhã desta segunda-feira, dia 30, ao lado do governador em exercício, Luiz Fernando Pezão e da secretária Municipal de Fazenda, Eduarda La Rocque, da abertura do seminário “Rio Investors Day”, no Hotel Copacabana Palace. Organizado pela Prefeitura do Rio em parceria com a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), o evento inédito da cidade reúne 42 empresas brasileiras de capital aberto com 400 investidores nacionais e internacionais, além de representantes do Governo, hoje e amanhã, dias 30 e 31 de maio.
Durante o seu discurso, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o Rio de Janeiro passou um longo período de muita insegurança para os investidores. Mas, de acordo com Paes, o Rio vive um novo momento.
- Quando nós nos auto-exaltamos desse momento fantástico que o Rio de Janeiro vive é porque nós mudamos e saímos desse patamar abaixo de zero. Hoje a cidade e o estado do Rio de Janeiro são dois espaços onde se consegue desenvolver políticas públicas que significam a melhoria da qualidade de vida, do ambiente de negócios, das condições de forma geral. Nós não avançaríamos se não pudéssemos contar com o setor privado. A mensagem que a gente quer deixar aqui é que o Rio é um lugar fantástico para se investir. O prefeito disse ainda que existem elementos fundamentais que permitem ao Rio acenar para os investidores de forma aberta.
- O Rio alcançou uma agenda de eventos muito importante. No ano que vem teremos a Rio +20, em 2013 e 2014 estaremos pautados pela Copa das Confederações e pela Copa do Mundo. Na semana passada, nos consolidamos como a capital da Copa do mundo, a partir da eleição da Fifa de termos aqui na cidade o Centro de Mídia. Outra marca desse momento é o grau de firmeza dos governos, que optaram pela administração pública profissional, pela transparência e equilíbrio fiscal. E isso permitiu tanto à Prefeitura quanto ao Governo do Estado que tivessem uma situação de estabilidade e que trouxe de volta a capacidade de investir. O “Rio Investors Day”, que tem como objetivo reinserir a Cidade Maravilhosa no calendário financeiro global, contará com 12 painéis setoriais, reuniões em salas individuais com empresas participantes e encontros entre companhias e investidores institucionais.
 A secretária Municipal de Fazenda, Eduarda La Rocque, disse que o Rio de Janeiro está vivendo um momento único. Na ocasião, ela citou os motivos que levaram o Rio a viver esse bom momento.
- Estamos hospedando eventos fantásticos culminando com as Olimpíadas de 2016, atingindo uma visibilidade global impressionante e estamos em um momento de grande virada. Algumas razões para essa virada são basicamente a mobilização da sociedade civil, a estabilidade econômica e a adoção de políticas públicas apropriadas. Fizemos um planejamento estratégico pensando no que a gente quer para o Rio em 2020. A gente quer um Rio mais integrado e competitivo. E a gente vem trabalhando fortemente na melhoria do ambiente de negócios na cidade, inclusive, com a criação no ano passado da Rio Negócios, nossa agência de investimentos. Organizamos esse evento para mostrar todos os potenciais de desenvolvimento na cidade com as empresas. Estamos rumo a nossa principal meta do Planejamento Estratégico, que é transformar o Rio no melhor lugar do Hemisfério Sul para se viver e se trabalhar.
 O evento "Rio Investors Day" acontece no momento em que o Rio de Janeiro vive um vigoroso processo de retomada de seu crescimento econômico após longo período de esvaziamento. A cidade foi apontada recentemente como uma das dez metrópoles que melhor reagiram à crise financeira mundial. Em apenas dois anos, com transparência e eficiência na gestão e condução das finanças municipais, o Rio recuperou a capacidade de investir e atingiu o "Investment Grade" - classificação dada pela agência de risco Moody's que indica ao mercado que investir na cidade é confiável e atrativo. Além disso, o município foi o primeiro no mundo a assinar com o Banco Mundial um empréstimo de US$ 1 bilhão - operação financeira nunca feita antes pelo BIRD com uma cidade e que só foi possível pelo reconhecimento da eficiência da gestão carioca.
Representando o governador do Rio Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão ressaltou os investimentos feitos na cidade e no estado do Rio de Janeiro, como na área de segurança pública, e garantiu que o Rio vive um momento de sucesso.
- O momento que o Rio vive é espetacular. Um calendário que poucas cidades no mundo podem ter nos próximos 30 anos, com tantos eventos. É uma agenda extraordinária. O maior investimento que temos feito, que está possibilitando que todos vocês estejam aqui, vindo mais ao Rio de Janeiro e trazendo seus negócios, é a área de segurança. O Rio sempre foi essa Cidade Maravilhosa, mas com segurança ela fica imbatível.

Mais informações sobre o "Rio Investors Day" no site:www.rioinvestorsday.com.br.




Fonte: Portal da Prefeitura do Rio
Por: Anna Beatriz Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário