segunda-feira, 16 de maio de 2011

UPP do São Carlos leva segurança a 26 mil moradores da comunidade

Unidade de Polícia Pacificadora será inaugurada nesta terça-feira pelo governador Sérgio Cabral

                                                                    Foto: Rogério Santana
                                
                                Comunidade do São Carlos, no Estácio

Andando pelas ruas da comunidade é fácil perceber que o comandante da nova UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Morro do São Carlos, capitão Luiz Piedade, já se sente ambientado no local, que vai comandar a partir desta terça-feira (17/5), após a inauguração, às 10h, pelo governador Sérgio Cabral. Cumprimentando os moradores, escutando reivindicações e já começando a resolver problemas de infraestrutura, como organizar a coleta de lixo e o tráfego dos motoboys, ele já demonstra promover o principal objetivo da polícia no local: aproximar-se das pessoas e garantir a paz.
 Há 11 anos na Polícia Militar, o capitão estava lotado no 38º Batalhão (Três Rios) quando pediu aos seus superiores para entrar no projeto das UPPs. A solicitação não foi feita uma só vez.
 - Eu pedi e reiterei o pedido. Queria muito ter a oportunidade de aprender e de ter autonomia de comando. Afinal, tudo que acontecer aqui nós é que vamos saber e poder resolver – disse o capitão Luiz Piedade.
 Ao caminhar até o topo do Morro do São Carlos, o comandante revela ser emblemático estar naquele local. No início da carreira, o capitão Luiz Piedade trabalhou no 1º Batalhão (Estácio), responsável pelo complexo de favelas que inclui, além do São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres.
 - Fizemos muitas operações neste complexo, e só conseguíamos entrar depois que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupava. Estar aqui sem ter nenhum tipo de perigo é maravilhoso. Este ponto onde estamos era para onde os bandidos fugiam, por que dá para ver toda a movimentação no entorno – comemora o comandante.


Comandante quer que policiais da área de saúde vistam roupas brancas

Sempre com o objetivo de se aproximar das pessoas que vivem no local, o capitão busca maneiras de fazer esse contato, da melhor forma possível.
 - Há três policiais que são da área de saúde: Uma é enfermeira, a outra fisioterapeuta e a terceira, psicóloga. Estou com a ideia de pedir a elas que andem com roupas brancas, durante o dia, para que fiquem mais próximas das pessoas. Será muito legal, quando, depois, os moradores as virem fardadas e associarem que aquelas que cuidam da saúde são também policiais – diz o comandante Luiz Piedade.
 Com a fala sempre firme, o capitão só esmorece ao falar do filho, Guilherme, de 4 anos.

- Ele já veio aqui na comunidade e fica soltinho por aí, pelas ruas. Já sabe o que é UPP e até diferencia os carros do Batalhão de Choque dos outros carros da polícia – orgulha-se.


Moradores já comemoram a chegada da paz

Antes mesmo da inauguração da UPP, anunciada pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, na última sexta-feira (13/5), os moradores já sentem os benefícios de poder circular livremente pelas ruas do lugar onde moram. Mãe de três filhos, de 9, 10 e 15 anos, e moradora do Morro da Mineira desde que nasceu, Joelma Cristina, de 31 anos, está mais tranquila em relação às crianças.
 - Antigamente era muito tiroteio e guerra. Agora, deixo as crianças mais soltas, fora de casa, que não tem perigo. Em relação ao meu filho mais velho, também fiquei menos preocupada, afinal, todas as mães têm medo de que os filhos acabem no mundo do crime. Graças a Deus ele está estudando e se capacitando para começar a trabalhar – conta.
Já Cléber Bastos de Assis, de 26 anos, ressalta que a chegada dos serviços foi muito importante para as pessoas que moram no local.
 - Tudo aqui está melhor. A Comlurb já veio e retirou o lixo, por exemplo. Agora, sabemos que as outras coisas, os serviços, vão chegar. Já vimos muita mudança. As crianças agora podem brincar livremente e estamos muito felizes e tranquilos. O morro agora é outro – comemora.
 A nova UPP vai beneficiar diretamente 26 mil pessoas. Se forem levados em consideração os moradores dos bairros ao redor, são 520 mil pessoas beneficiadas.


Fonte: Notícias do Governo do Estado
Por: Letícia Sicsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário