segunda-feira, 20 de junho de 2011

Álamo usa música para aperfeiçoar o clima organizacional




Usando a música como agente agregador de seus colaboradores, a empresa inova seu processo de gestão de pessoas criando um coral, cujo objetivo é promover a melhoria do clima organizacional, através da identificação e desenvolvimento das habilidades artísticas de seus participantes
























Uma das maiores empresas de manutenção predial e industrial do país, a Álamo Engenharia reconhece que sua eficiência depende, diretamente, do engajamento e motivação de seus 1500 funcionários.
 No ano passado, foi lançado o projeto “Quem canta seus males espanta”, aberto a todos os colaboradores. Os interessados passaram por testes básicos de musicalidade e os ensaios semanais foram realizados durante o horário de trabalho. O professor e eventuais despesas de deslocamento para a sede onde são realizados os ensaios foram totalmente patrocinadas pela Álamo.
 A primeira apresentação, realizada no mês de agosto, em um auditório no Rio de Janeiro, impressionou pela qualidade artística e pelo repertório apresentado, incentivando novos candidatos a participarem do projeto. “O Coral é a transposição da importância do trabalho coletivo para o nível artístico. Ou seja, o resultado depende da união de vozes de diferentes alcances e tonalidades, exatamente como na empresa, onde o resultado depende da atuação de cada funcionário, dentro de sua própria posição e habilidade, seja ela qual for”, comenta Isadora Dias, gerente de marketing da Alamo.
 O sucesso da experiência ampliou a atuação do coral, tornando-o parte integrante do projeto global de sustentabilidade e responsabilidade social da Álamo, transformando-o em atração em campanhas para angariação de recursos para instituições sociais de diversos fins. Num segundo momento, o coral também tornou-se ferramenta de relacionamento da empresa com seus clientes. No Natal do ano passado, o “Quem canta seus males espanta” se apresentou em diversos condomínios comerciais cuja manutenção está a cargo da Álamo.
 Do repertório variado, composto de canções nacionais e internacionais, até as batas usadas pelos participantes, confeccionadas a partir de uniformes reciclados, todos os detalhes do coral reportam aos valores da Álamo, principalmente, no que diz respeito a sustentabilidade, igualdade de tratamento e oportunidades aos seus colaboradores.
 Tradicional patrocinadora e incentivadora da arte, em todas as suas manifestações, a Álamo acredita que estendê-la diretamente aos seus colaboradores, fazendo-os participantes é, também, uma forma contribuir para o aperfeiçoamento de cada um, despertando o interesse não só do corpo funcional, como de suas famílias. Outras iniciativas, como concurso de desenho com temas ligados ao meio ambiente para ilustrar o cartão de natal da empresa, já foram realizadas com grande sucesso.
 “Mas a grande vitória do coral”, analisa Isadora, “é a integração harmoniosa de colaboradores de diversas funções, que antes nem sequer se conheciam. A cada apresentação o coral nos ensina, na prática que a união de talentos é o caminho para o sucesso coletivo”.

Sobre a Álamo 

Criada em 1970 para oferecer projetos de infra-estrutura, serviços de consultoria e de fiscalização, a Álamo Engenharia tornou-se referência nacional neste segmento graças ao trabalho qualificado de manutenção em instalações técnicas. Desde 2000 oferece multi-serviços e, em 2007, passou a atuar no segmento de facilities. A empresa tem atuação em nível nacional, com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário