quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sábado é dia de vacinação contra a Pólio e o Sarampo

Serão distribuídas 1,6 milhão de doses da vacina. Meta é imunizar cerca de 1,13 milhão de crianças


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, neste sábado, dia 18, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e o Ministério da Saúde (MS). Serão distribuídas 1,6 milhão de doses da vacina Sabin (contra a poliomielite). A meta é imunizar cerca de 1,13 milhão de crianças de 0 a 5 anos em todo Estado (95% do total desta faixa etária). Nesta etapa, estarão envolvidas 20 mil pessoas, que atuarão nos 3.500 postos fixos e móveis que serão montados nos 92 municípios fluminenses. Este ano, a vacinação contra a pólio virá acompanhada da Campanha de Seguimento contra o Sarampo em oito estados, entre eles o Rio de Janeiro. No caso da imunização contra o sarampo, todas as crianças com idades entre 1 e 7 anos devem receber a vacina a tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba), independentemente da situação vacinal ou ter tido a doença anteriormente.
 A campanha de vacinação contra o sarampo vai se estender até 22 de julho. A meta é imunizar 1.235.980 crianças contra a doença, total que representa 95% das crianças nesta faixa etária no Estado.
 A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, lembra que, neste sábado, os pais devem, sempre que possível, levar as cadernetas de vacinação dos filhos:
 – Os profissionais de saúde verificarão a necessidade de aplicar outras vacinas, como DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB) - explica Hellen, que ressalta que os postos de vacinação permanecerão abertos, neste sábado, das 8h às 17h.
 A subsecretária esclarece que a meta é imunizar 1.235.980 crianças contra o sarampo, total que representa 95% das crianças nesta faixa etária no Estado. Hellen explica que o Rio de Janeiro, assim como os estados que vão aplicar primeiramente a tríplice viral, foi escolhido em razão do surto de sarampo na Europa e por receber um grande número de turistas.
 - O último caso de sarampo em nosso Estado ocorreu em 2000 e o nosso índice de cobertura vacinal contra a doença é de 95%, mas a detecção de casos importados em países em que a interrupção da transmissão já foi alcançada põe em risco o processo de certificação da eliminação da doença – lembra a subsecretária.
 A vacina contra poliomielite não tem contra-indicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).
 Em 2010, o Estado superou a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 80% dos municípios fluminenses, a cobertura vacinal foi de 95% (a meta era atingir 90%).
 O último caso de paralisia infantil registrado no País ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No Estado do Rio, foi em 1987, no bairro de Santa Cruz, na capital.


Fonte: Notícias do Governo do Estado do Rio de Janeiro
 Por: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário