terça-feira, 28 de junho de 2011

Cabral e Pezão assinam protocolo para implantação da escola Cordon Bleu no Rio

Escola francesa é uma das mais importantes em formação gastronômica do mundo

                                                    Foto: Marino Azevedo

O governador Sérgio Cabral participou, nesta manhã de terça-feira (28/06), da assinatura do protocolo de intenções para a instalação no Rio de Janeiro de uma unidade da escola de culinária Le Cordon Bleu, líder mundial em ensino de gastronomia. Esta será a primeira unidade da escola francesa no Brasil e segunda na América do Sul – a primeira fica em Lima, capital do Peru. O objetivo é transformar o Rio em polo gastronômico da América Latina, em função dos grandes eventos que estão programados para a cidade e que vão atrair turistas de vários países. A solenidade aconteceu na Escola de Enfermagem Isabel dos Santos, em Botafogo, na Zona Sul do Rio
O governador lembrou, em seu discurso, que a escola chega ao Rio graças às articulações do vice-governador Luiz Fernando Pezão há cerca de um ano, assim como fez para a instalação da primeira fábrica de máquinas pesadas da empresa automobilística sul-coreana Hyundai em Itatiaia, a primeira fora da Ásia. Cabral ressaltou que o momento econômico do Estado do Rio favorece a atração de cada vez mais empresas e instituições de excelência, como a escola de gastronomia francesa.
- Creio que é um momento muito exemplar do “boom” econômico e social que o nosso Rio de Janeiro vive. A vinda de Le Cordon Bleu para o Brasil é uma demonstração do vigor da nossa cidade e do vigor econômico que estamos vivenciando. É uma agregação de valor muito grande para a qualificação da nossa mão de obra. – afirmou Cabral.
O protocolo foi assinado por Cabral, Pezão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, representando o Governo do Estado, e pelo presidente da Cordon Bleu, André Cointreau, e pelo vice-presidente da escola francesa para a América Latina, o chef Patrick Martin, em nome da instituição francesa. Vinculada à Faetec, na forma de uma Parceria Público-Privada (PPP), a escola poderá formar, em cursos que variam de três meses a um ano, cerca de 800 alunos por ano – 25% deles gratuitamente.


Líder mundial em formação na arte culinária

Fundada em Paris em 1895, Le Cordon Bleu é, segundo o presidente Andre Cointreau, a líder mundial em formação na arte culinária. Ele disse que não se trata de uma cozinha francesa, mas de uma unidade que coloca as técnicas desta escola gastronômica a serviço das culinárias locais.
– Temos uma longa reputação e damos apoio às 44 unidades que possuímos em várias partes do mundo. A unidade que vamos instalar no Brasil é motivo de muito orgulho para nós – afirmou Cointreau, afirmando que o chef Patrick Martin, que fica baseado no México, ficará responsável pela unidade carioca, mas outros chefs da Le Condon Bleu no mundo darão aulas no Rio.
Le Cordon Bleu (fita azul, em francês) é uma rede internacional de manejo de hospitalidade e de escolas de culinária que ensinam a cozinha francesa. Em 1933, foi aberta em Londres a primeira escola fora da França. Desde então, unidades foram fundadas em Adelaide e Sydney, na Austrália; Seul, na Coréia do Sul; Otawa, no Canadá; Tóquio, Kobe e Yokohama, no Japão; Lima, no Peru; em 17 cidades dos Estados Unidos; Bangkok, na Tailândia; Martinborough, na Nova Zelândia; e, agora, no Rio.

Unidade carioca será em Botafogo

O presidente da Faetec informou que vai reformar o prédio na Rua da Passagem 175, em Botafogo, onde funcionava a escola de enfermagem, para alocar ali a unidade de Le Cordon Bleu. As obras começam em 60 dias e devem terminar no início do ano que vem. Pansera disse que a escolha do prédio de Botafogo foi por sua proximidade dos melhores restaurantes e hotéis do Rio, localizados na Zona Sul.
As primeiras vagas deverão a ser oferecidas entre março e abril de 2012, quando, então, o perfil dos cursos já estará definido. Uma coisa, porém, é certa, de acordo com Pansera: os cursos desenvolverão programas culinários da cozinha brasileira. Ele informou também que está em estudo o tipo de certificação a ser concedido aos alunos que se formarão na Le Cordon Bleu, de acordo com a legislação brasileira, se diploma de qualificação ou de técnico em culinária.
– Posso garantir que os alunos a serem formados pela Le Cordon Bleu estarão aptos a trabalhar com alta culinária de restaurantes consagrados, sejam como chefs ou como auxiliares de cozinha– completou Pansera.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso disse, além de qualificar profissionais para os grandes centros gastronômicos, a escola poderá preparar aqueles que trabalham ou vão trabalhar em pequenos e médios restaurantes do estado, como restaurantes das zonas Norte e Oeste do Rio, de cidades da Baixada Fluminense e do interior.
– Queremos fazer o Rio de Janeiro referência gastronômica no mundo. Uma cidade que vai sediar uma Copa do Mundo e as Olimpíadas tem de ser referência nesta área, pois, além de produzir dividendos econômicos, traz benefícios ao turismo, uma das marcas do Rio – argumentou o secretário.
A escola de enfermagem, que era ligada à Secretaria de Saúde, mas que estava há três anos inativa, com dificuldades financeiras, passou a integrar a estrutura da Faetec e será colocada em instalações da instituição na Mangueira, Engenho Novo ou Centro do Rio. Cardoso disse que o plano é fazer da escola de enfermagem uma referência da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
– Este é meu compromisso e do governador aos funcionários desta escola, em cogestão com a Secretaria de Saúde – afiançou Cardoso.
Também participaram da cerimônia famosos chefs de cozinha de restaurantes e de hotéis do Rio, como Rolland Villard, do Le Peré-Catalan, e Flávia Quaresma, do Carême Bistrô, formada pela Le Cordon Bleu de Paris, entre outros convidados.

Fonte: Notícias do Governo do Estado do Rio de Janeiro
 Por: Guedes de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário