segunda-feira, 13 de junho de 2011

Café Comunitário do 31º CCS apresenta Dossiê Mulher 2011



Na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, foi realizada a tradicional reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança  (31º CCS), no auditório  Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Cléo Pagliosa, presidente do 31º CCS, fez a abertura do encontro, ressaltando a importância do Conselho Tutelar para a sociedade civil e a recente eleição para Conselheiros Tutelares, que aconteceu dia 5 de junho na Cidade. Em seu discurso de abertura, Cleo  destacou questões pontuais da área de segurança da região da Barra, Recreio e Vargens, como a solicitação de câmeras para as agências bancárias pela Febraban, para identificar  os assaltantes das “saidinhas de banco” e facilitar a apuração dos casos. Na ocasião, o presidente parabenizou a atual gestão do 31º BPM e elogiou o sistema DEDIC, que tem colaborado muito para a mancha criminal nos bairros da Barra e do Recreio. Cléo informou, também, sobre a próxima eleição para diretoria do 31 CCS, que acontecerá em agosto, e aproveitou  para lembrar  o aniversário da Câmara Comunitária da Barra, que nesse mês de junho, completa 19 anos de existência.
Durante o encontro,  Dr. Fernando Reis, Delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), falou sobre a importância de se manter contato constante junto à sociedade civil e as lideranças, que devem colaborar e participar  sempre.
Já Dr. Cley Catão, Delegado titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes e Vargens) abordou questões pertinentes à violência à mulher, e as “saidinhas de banco”  na sua área de atuação.  
Em seu breve discurso, a Relações Públicas do 31º BPM, Aspirante Tatiana, informou aos presentes que o 31º BPM está realizando, de 13 a 16 de junho, uma campanha de vacinação para: Rubéola, Gripe, Hepatite e Anti-Tetânica.  Além disso, o Batalhão vem realizando palestras em escolas públicas da região, abordando o tema: “Buyling e  Segurança nas escolas”.
 O Inspetor Guimarães, da Guarda Municipal (GM) , destacou o  trabalho realizado nas praças para coibir uso de drogas e sujeiras de animais,  e informou que já começaram os atendimentos voltados para as Festas Juninas.  Guimarães também ressaltou  o sucesso do  serviço 1746, lançado em março desse ano. Trata-se de uma Central de Teleatendimento que unifica todos os serviços da Prefeitura do Rio e, de acordo com representante da GM, tem atingido 100% de sua demanda
O encontro também contou com a participação da explanação da Capitã PM Cláudia Moraes, Analista Criminal do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) , e uma das autoras da sexta edição do Dossiê Mulher 2011, que ela apresentou, com dados coletados em 2010. O Dossiê Mulher é um  relatório que o ISP lança anualmente,visando contribuir com o aumento da visibilidade deste tipo de violência, ressaltando a importância do combate desses delitos para sociedade brasileira. É um material  que traz informações relativas à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro, e aborda os principais crimes que milhares de mulheres sofrem cotidianamente, como a lesão corporal dolosa, a ameaça, o atentado violento ao pudor, o estupro, o homicídio doloso e a violência doméstica.
Participaram do evento: a diretoria do 31º CCS  o presidente Cléo Pagliosa;  o Vice Presidente, Geraldo Freire de Castro Filho; os secretários:  Roberto Silva  e  Renato Gomes da Rocha, e a  Diretora Social Bernadette de Lourdes Pereira; os delegados: Dr. Fernando Reis, Delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca) e Dr. Cley Catão, Delegado titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes e Vargens); o Tenente-coronel PM Cristiano Luiz Gaspar, comandante do 31º BPM (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargens), a Aspirante Oficial Tatiana Lima , Relações Públicas do 31º BPM, o vereador Carlo Caiado (DEM-RJ); Inspetor Guimarães, da Guarda Municipal; Thiago Balzan , Assessor da Subprefeitura da Barra, Jacarepaguá e Vargens; Dina Frutuoso do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Capitã PM Cláudia Moraes, Analista Criminal do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), representantes da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Oceânico (AMAR) e da Associação Comercial e Industrial da Região Transoeste, além  de moradores e líderes comunitários de toda a  região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário