quarta-feira, 15 de junho de 2011

Prefeito e presidente do TJ levam Justiça Itinerante à Cidade de Deus

Essa é a primeira comunidade pacificada a receber o núcleo da Justiça que funcionará como cartório móvel

Foto: Beth Santos 


O prefeito Eduardo Paes e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, assinaram na manhã desta quarta-feira, dia 15, na Cidade de Deus, um convênio de cooperação técnica para levar o programa Justiça Itinerante às areas pacificadas da cidade. A Cidade de Deus é a primeira comunidade que tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) a ser beneficiada com esse serviço, que oferece atendimento jurídico à população. A partir de julho, o serviço será levado ao Batan, Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão. 
  Paes falou sobre os serviços públicos oferecidos na comunidade e disse que é muito importante avançar na direção da pacificação:
  - A Cidade de Deus tem um conjunto fantástico de serviços públicos. Aqui tem em torno de 40 escolas municipais, o serviço de coleta de lixo daqui é o único, além da Avenida Rio Branco, que é diário, possui um posto de saúde, tem uma unidade pronto atendimento 24 horas, três Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e outros serviços. O que nós temos que fazer é intensificar e qualificar a prestação de serviços públicos e fazer com que eles cheguem à população de forma mais eficiente. Agradeço essa iniciativa do poder judiciário que vai trazer ainda mais cidadania a todos os cariocas.
 Desenvolvido pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) do TJ, com o apoio da Prefeitura do Rio, o programa estará presente na Cidade de Deus toda quinta-feira, das 9h às 15h, na Praça Padre Júlio Grooten. O serviço funcionará como um cartório e será feito dentro de um ônibus onde poderão ser resolvidas questões nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil, entre outras.
 O Procurador-Geral do Município do Rio de Janeiro, Fernando dos Santos Dionísio, comentou sobre as ações municipais de apoio ao serviço da Justiça Itinerante:
 - Essa parceria é muito importante porque o município vai dar todo o suporte necessário para que o poder judiciário possa trazer a Justiça para essas comunidades pacificadas. Daremos apoio na infraestrutura local, como serviços de trânsito, limpeza e traremos assistentes sociais e psicólogos para ajudar no atendimento à população.
 Segundo o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, a Justiça Itinerante vai chegar em breve a todas as comunidades pacificadas:
 - A Justiça Itinerante possibilita que a Justiça venha ao encontro da população, permitindo que os mais carentes consigam realmente exercer a cidadania. Esses ônibus têm um juiz de direito, um promotor de justiça, advogados, um defensor público e serventuários. Não basta um policial com um fuzil nessas comunidades. O Estado tem que chegar para atender à população.

Prefeitura do Rio 
Por: Anna Beatriz Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário