quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jornalista Carlos Nobre lança "Direto do Front: A cobertura jornalística de ações policiais em favelas do Rio de Janeiro"

Livro analisa trabalho do repórter em áreas de conflito

















O jornalista Carlos Nobre lança, nessa sexta-feira, 10 de junho, o livro  "Direto do Front: A cobertura jornalística de ações policiais em favelas do Rio de Janeiro",  às 19h, no Espaço Multifoco, no centro do Rio.

Sobre a obra:

O autor analisa uma das características mais marcantes da editoria de Cidade, suas muitas atribuições geográficas e políticas no cotidiano de uma metrópole, e que em nenhum momento do ano para de funcionar.

Acompanhar tiroteios entre policiais e traficantes nas favelas; livrar-se de enchentes para trazer relatos consistentes sobre o drama da cidade alagada; ver de perto a crise habitacional; acompanhar tumultos nas ruas da cidade; investigar crimes hediondos e chacinas de deserdados; descobrir e analisar falcatruas dos três Poderes; tomar depoimentos de pessoas emocionalmente vulneráveis e atuar em alguns casos como se fosse uma tropa de choque são tarefas banais para os repórteres e fotógrafos que trabalham na editoria de Cidade dos grandes veículos de comunicação do país.
O autor:
CARLOS NOBRE é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de Jornalismo da mesma universidade. Mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Como jornalista, conquistou seis prêmios, sendo dois Esso. Trabalhou em todos os grandes jornais brasileiros. Suas especialidades acadêmicas são direitos humanos, criminalidade, relações raciais, instituições coercitivas e culturas populares urbanas. Publicou cinco livros, entre eles, “Mães de Acari: uma história de luta contra a impunidade” (Relume-Dumará, RJ, 1994), “Mães de Acari: uma história de protagonismo social” (Pallas-PUC-Rio, RJ, 2005) e “ Que cidadania queremos? Ensaios sobre cidadania e exclusão”( Sempre Livre, RJ, 2003), em conjunto com outros autores, e “ O negro na Polícia Militar: cor, crime e carreira” (Multifoco, RJ, 2010).
Livro: "Direto do Front: A cobertura jornalística de ações policiais em favelas do Rio de Janeiro" - Editora Multifoco
O Espaço Multifoco fica na Rua Mem de Sá , 126 – Lapa / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário