quarta-feira, 29 de junho de 2011

LIGA MUNDIAL DE VOLEIBOL : Brasil vence a Polônia e assegura primeiro lugar do Grupo A




Theo e Sidão brilharam na vitória brasileira em Katowice

KATOWICE, POLÔNIA, 29.06.11

Já classificado para a Fase Final da Liga Mundial de Vôlei 2011, o Brasil garantiu nesta quarta-feira (29.06), em Katowice, a liderança do Grupo A da primeira fase da competição. A equipe do técnico Bernardinho derrotou a Polônia, também assegurada na fase decisiva da competição, por 3 sets a 1 (25/23, 18/25, 25/16 e 26/24) e estragou a festa da torcida polonesa que lotou o ginásio Spodek. 
As duas equipes voltarão a se enfrentar nesta quinta-feira (30.06), às 15h30, na última partida da fase classificatória. O jogo será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e Esporte Interativo.
"Estávamos preocupados sobre como o time reagiria no aspecto físico à longa viagem que enfrentamos, mas a equipe se portou muito bem. Tínhamos o compromisso de fazer um bom jogo, independente desta situação e do fato de estarmos classificados. Ainda cometemos alguns erros que não deveríamos, ainda tivemos altos e baixos, mas o espírito que a equipe apresentou me agradou bastante", avalia o técnico Bernardinho, que colocou Sidão entre os titulares e prometeu dar chances a outros jogadores na segunda partida.
O oposto brasileiro Theo, que substituiu Leandro Vissotto, machucado, foi o maior pontuador da partida, com 20 acertos, seguido pelo central Sidão, que marcou 13 vezes. Pelo lado polonês, o ponteiro Kurek conseguiu 13 pontos.
Para o central Lucas, a equipe brasileira soube lidar muito bem com as dificuldades que enfrentou na partida.
"Não estávamos nas nossas melhores condições físicas por causa da viagem e soubemos lidar bem com isso. A Polônia sacou muito bem, mas nossa recepção deu conta. O mais importante é que o time está ganhando uma cara boa, que é o que queremos neste momento", avalia o central.
Para o líbero Serginho, o Brasil fez uma boa partida, com um único ponto baixo: o segundo set. "Evoluímos bastante em relação às últimas semanas. A Polônia nos exigiu bastante e respondemos bem. O único momento em que tivemos dificuldade foi em uma passagem do segundo set, mas depois conseguimos equilibrar", explica.
Com a vitória, a nona em 11 jogos na Liga Mundial 2011, o Brasil alcança 27 pontos e não pode mais ser alcançado pela Polônia, que soma 18, mesma pontuação dos Estados Unidos, que jogarão contra Porto Rico nesta semana.



O jogo
  
Polônia iniciou o jogo mais vibrante e marcou os três primeiros pontos da partida. Aos poucos, o Brasil foi buscando a diferença, até chegar em vantagem ao primeiro tempo técnico (8/7), com um ataque de Sidão. A Polônia ficou na liderança novamente em 16/15, com Ruciak atacando no corredor, mas o Brasil retomou a dianteira em 21/20, novamente com Sidão, desta vez no saque, e permaneceu à frente até fechar o set, em 25/23, com Dante atacando do fundo.
O começo do segundo set também foi bastante equilibrado e a Polônia utilizou seu forte bloqueio, com Kurek, para fazer 10/8. Errando muitos saques, o Brasil não conseguiu se aproximar no placar e permitiu aos poloneses abrirem 22/17 após um ataque para fora de Murilo. No fim, Bartman explorou o bloqueio para fechar em 25/18 e empatar o jogo.
A Polônia marcou os dois primeiros pontos do terceiro set, mas o Brasil não demorou a reagir e, ajudado por uma ótima sequência de Sidão no saque, quando marcou dois pontos seguidos, abrir 9/4 com um bloqueio de Bruno sobre Bartman. A vantagem brasileira intimidou os poloneses e, sem dar chances, o Brasil fez 16/9 com Dante atacando no meio da quadra. Andrea Anastasi colocou todos os reservas em quadra, mas o Brasil não deixou o ritmo cair e venceu por 25/16, com um ponto de saque de Bruno.
A derrota na terceira parcial não desanimou a Polônia, que começou o quarto set melhor e foi para o primeiro tempo técnico com 8/5, após um ataque errado de Theo. Com paciência, o Brasil buscou o placar e conseguiu virar em 11/10 aproveitando-se de uma falha do ataque polonês. Empurrada pela torcida, a Polônia conseguiu empatar no 19º ponto, com bloqueio de Kurek, e virou em 22/21, com Mozdzonek parando Lucas. Também no bloqueio, o Brasil marcou 24/22 e fechou em 26/24, com Murilo.

EQUIPES

BRASIL:
Entraram: Marlon e WallaceBruno, Theo, Murilo, Dante, Lucas e Sidão. 
Líbero: Serginho
Técnico: Bernardinho

POLÔNIA:
Zygadlo, Bartman, Kurek, Ruciak, Mozdzonek e Nowakowski.
Líbero : Ignaczak
Entraram: Bakiewicz, Woicki, Jarosz, Kubiak e Kosok
Técnico: Andrea Anastasi


Outros jogos

Também pelo Grupo A, a última rodada da fase classificatória terá duelos entre Estados Unidos e Porto Rico, em Long Beach. As partidas acontecerão na sexta e no sábado, às 23h. Os norte-americanos brigam por uma vaga na Fase Final, enquanto os porto riquenhos não têm mais chances de classificação.
Na chave B, a primeira vaga é da invicta Rússia, que soma 29 pontos. A Bulgária garantiu o segundo lugar do Grupo, mas, com 18 pontos, pode perder a classificação caso a Polônia não fique em primeiro ou segundo no Grupo A. Búlgaros e russos jogarão na quinta e na sexta, às 12h, em Varna. Já eliminados, Alemanha e Japão duelarão nos mesmos dias, às 13h30 e às 14h, em Stuttgart.
No Grupo C, Argentina e Sérvia são as duas melhores equipes, com 22 e 18 pontos, mas ainda não têm vaga assegurada na Fase Final. A primeira posição da chave será conhecida após os confrontos entre as equipes, na quarta, em Novi Sad, e na quinta, em Belgrado. Os outros jogos do Grupo reunirão Finlândia e Portugal e serão realizados na quinta e na sexta, em Tampere, a partir das 12h30.
Na chave D, a primeira classificada é a Itália, com 25 pontos. Cuba, com 20, é a segunda melhor equipe, mas também corre o risco de perder a vaga para a Polônia. Italianos e cubanos jogarão na quarta, em Parma, e na sexta, às 14h, em Modena. Também em duas sedes, França e Coreia do Sul se despedirão da Liga Mundial 2011. O primeiro confronto será na quarta, em Pau, e o segundo na sexta, no mesmo horário, em Boulazac.

*De Katowice, Polônia, Guilherme Torres

GALERIA DE FOTOS:


Conheça também a página da CBV no Facebook -www.facebook.com/confederacaobrasileiradevoleibol


Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol
Por: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário