quinta-feira, 16 de junho de 2011

Picadinho, encanto boêmio dos anos dourados

                                                                                                 


















Carioca da gema, literalmente, o picadinho como todo bom samba de malandro, além de ótimo, tem data de nascimento incerta e autoria discutível. Conta-se - nos bares - que foi sendo aprimorado através das madrugadas, dos boêmios e dos “botequins” que o preparavam. Nos anos dourados (50/60), deixou a Lapa boêmia e fez muito sucesso na boate Meia-Noite, do hotel Copacabana Palace, passando a ser um prato com glamour e saboreado pela alta boemia da zona Sul. Encantou também a grandes astros e estrelas de Hollywood, que visitaram o Brasil.
“A carne cortada na faca – requisito obrigatório na receita – era cozinhada em panela de cobre e levava cebolinha picada bem fininha, louro, tomate, manjericão, segurelha e alecrim. Ia para a mesa em recipiente de barro, com arroz, agrião picado, farinha de mandioca, pimenta malagueta e ovo poché” conta Manolo Casal, proprietário do tradicional Alvaro's, no Leblon, que a mais de 45 anos serve a iguaria. Tinha, segundo ele, o charme (tropical) da tradicional soupe d’oignon saboreada nas madrugadas parisienses.
Para grande gáudio de toda a boemia tupiniquim, o picadinho se espalhou pelos grandes centros e acrescido de croquete de banana, continua hoje, remodelado com fidelidade, alimentando a alegria, não só das madrugadas do Alvaros ( filet mignon picado na manteiga, ovo frito, banana, arroz e farofa, à R$57 p/ duas pessoas) - ponto tradicional da boemia carioca- mas também de almoços e jantares - democraticamente, sem frescura - com o encanto boêmio de sua origem e o glamour dos anos dourados.

Ingredientes:
·                    1 kg de filé mignon
·                    2 colheres (sopa) de manteiga
·                    2 dentes de alho amassadinhos
·                    2 cebolas
·                    1 folha de louro
·                    1 ovo frito
·                    1 banana frita cortada ao meio
·                    Arroz
·                    Farofa

Modo de Fazer:

Primeiro limpe a peça de filé, tirando toda fibra e gordura, depois com faca bem amolada, vá picando a carne em pedaços pequeninos ponha-os em uma vasilha, tempere bem com alho socado. Em uma frigideira leve a manteiga ao fogo, quando esquentar junte a carne, o louro e frite um pouco de cada vez até dourar. Prove e ajuste o sal e a pimenta do reino. Retire do fogo e sirva em seguida. Acompanha arroz branco, farofa, ovo e banana frita.

O restaurante Alvaro's fica na  Rua: Ataulfo de Paiva, 500 - Leblon
Telefones : (21) 2294-2148 / 2294-2194
Horário (inclusive em feriados): Diariamente das 11h às 02 h
Estacionamento e manobrista
Capacidade: 100 lugares


                             Site: www.alvaros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário