quinta-feira, 9 de junho de 2011

Começa vacinação contra paralisia infantil


A primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 vai começar no sábado (18), nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Paralelamente, no mesmo dia, municípios de oito estados vão imunizar as crianças contra o sarampo.
A segunda fase da campanha contra o pólio começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a doença infectocontagiosa considerada grave. Acompanhe quais os grupos que deverão ser vacinados no site do Ministério da Saúde.
Em cada etapa da campanha contra a polio, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. Serão mobilizados mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o País. O ministério reforça que é importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas. 
“Se a criança estiver no dia se sentindo mal, com algum problema, o ideal é levar no posto de vacinação. Lá o profissional vai avaliar se deve ou não vacinar essa criança agora, no dia 18 de junho”, esclareceu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva nesta terça-feira (7), em Brasília. 
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. 


Doses contra o sarampo

Em 2011, a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade, que é a imunização contra o sarampo, prevista para ocorrer também em 18 de junho, mas apenas eem municípios de oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. “Vacinando as crianças, ampliamos a cobertura vacinal do País contra essas duas doenças, paralisia infantil e sarampo, que ainda ocorrem de maneira importante em diversos países”, ressaltou o ministro da Saúde. 
Nos municípios desses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes. 
“A gente quer proteger as crianças dos casos que possam vir de fora do Brasil. No nosso País, hoje, muita gente viaja, por exemplo, daqui para a Europa e da Europa para cá. Este ano, tivemos 11 casos de brasileiros que vieram de fora e começaram a apresentar sintomas e foram diagnosticados aqui, no Brasil. Quando a gente vacina em massa um grupo grande de crianças, garante primeiro mais pessoas protegidas para situações como essa. Em segundo lugar, garante que uma criança que não tem a vacinação atualizada, possa tomar sua vacina”, disse Padilha. 
Municípios das demais unidades da federação vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo no dia 13 de agosto, quando começa a segunda etapa de vacinação contra a pólio. 
Nas duas fases da campanha contra o sarampo, a meta é vacinar 95% da população alvo, que é de 17.094.835 crianças de um ano de idade a menores de sete anos. 

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário