quinta-feira, 16 de junho de 2011

Prefeito inaugura o 3º Espaço de Desenvolvimento Infantil na Cidade de Deus

Novo espaço de educação é o segundo a homenagear uma das vítimas da tragédia de Realengo

                                             Foto: Beth Santos 
  


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram na manhã de 15 de junho, o terceiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) na comunidade pacificada da Cidade de Deus. O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva atenderá 150 crianças na creche e na pré-escola, chegando a um total de 500 vagas de Ensino Infantil na comunidade. Essa nova unidade de atendimento à primeira infância marca a segunda homenagem da Prefeitura do Rio aos alunos assassinados na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril passado.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação dos alunos da creche Margarida Gabinal, com uma mensagem de celebração da paz. Em seguida, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância de inaugurar mais um equipamento de educação fundamental para a formação das crianças:
- É muito bom poder inaugurar um EDI como esse em um lugar pacificado, e só na Cidade de Deus é a terceira creche que inauguramos desde 2009. Isso é fundamental, porque nessa fase a criança está no momento mais decisivo de sua formação, segundo os especialistas. A escola é o lugar em que se constrói o futuro, onde se tem a certeza de que essas crianças terão mais oportunidades na vida.
 O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, que recebeu investimento de R$ 2,8 milhões, conta com dois pavimentos com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, solário, estacionamento, parquinho, elevador, lavanderia e um Núcleo de Saúde.
O local é adaptado para os alunos portadores de necessidades especiais
Paes também comentou sobre a iniciativa da prefeitura de homenagear as vítimas da tragédia em Realengo:
- O que a gente decidiu fazer foi homenagear cada uma daquelas crianças que, infelizmente, perderam suas vidas. A gente sabe que nada substitui a presença dela, mas o nome da Ana Carolina será repetido por aí para sempre porque todo mundo lembra o nome da escola onde estudou. É uma forma de eternizar o seu nome em um equipamento público e escolar.
 Com mais esta inauguração, a prefeitura passa a contar com 19 EDIs, sendo cinco implantados em regiões que já possuem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), além da adaptação de uma unidade escolar, com a abertura de 1.030 novas vagas. Até 2012, o município construirá mais 14 EDIs em regiões pacificadas da cidade, ampliando a oferta nesses locais em 2.660 vagas. Além disso, outras 12 unidades localizadas em comunidades pacificadas, entre creches e escolas, estão em reforma ou passarão por obras até o ano que vem. A ampliação do atendimento nas creches faz parte da meta atual da prefeitura de dobrar a oferta de vagas, criando 30 mil novos postos nas unidades municipais e nas creches conveniadas.
- Já criamos mais 12 mil vagas em creches. Agora trabalhamos com agentes auxiliares de creches concursados, com capacitação. E a partir da primeira semana de julho com professores de Educação Infantil. Com isso, conseguimos oferecer educação de qualidade. A primeira alegria é essa expansão de vaga. A segunda é a ideia de que um anjinho, a Ana Carolina, possa dar o nome a um espaço onde se constrói o futuro. E a terceira é ver que a Riourbe a cada dia faz creches mais bonitas – disse a secretária municipal de Educação, Claudia Costin.
O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva fica na Praça Matusalém - esquina com a Travessa Eufrates, na Cidade de Deus.


 
 Fonte: Portal Prefeitura do Rio
Por: Anna Beatriz Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário