terça-feira, 14 de junho de 2011

Operação Lei Seca é tema de palestra no Centro Universitário Plínio Leite


No final da tarde dessa terça-feira (14/06), será realizada a palestra gratuita “Operação Lei Seca”, no Centro Universitário Plínio Leite(Unipli),. O encontro acontecerá às 18h, no Espaço de Convivência da instituição, e será  aberto ao grande público.
No Brasil, por ano, 500 mil pessoas ficam feridas e 62 mil morrem em acidentes desta natureza, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, em março de 2009 foi implantada no Rio de Janeiro, a Operação Lei Seca, que será o tema da palestra de hoje, no Centro Universitário Plínio Leite, controlado pelo grupo Anhanguera Educacional, no próximo dia 14, às 18h.
 “Há dois anos, o Governo do Estado vem fiscalizando diariamente o cumprimento da lei federal 11.705 - que proíbe o consumo de bebida alcoólica por motoristas – e fazendo trabalhos de conscientização sobre o risco de misturar álcool e direção. Mas, o cidadão também precisa assumir o seu papel e, desta forma, evitar acidentes. É impossível fiscalizar todos os carros que circulam diariamente pelo estado. Por isso, a importância de intensificar a conscientização para atingir o maior número possível de pessoas”, afirma o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade. 
 Além de fortalecer a missão do projeto, será apresentada uma retrospectiva, que possui mais de 430 mil motoristas abordados em quase três mil blitze realizadas e êxitos alcançados através da iniciativa. Os alunos da instituição e a comunidade poderão esclarecer dúvidas sobre as dosagens permitidas de ingestão alcoólica e assistir um depoimento de um dos portadores de necessidades especiais, que participam nas operações de rua.
 “Em apenas dois anos de existência, a Operação Lei Seca se tornou objeto de reconhecimento tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. A conscientização deve ocorrer em todos os âmbitos sociais, e nada mais aplicável, do que nas instituições de ensino”,diz a coordenadora do Departamento Cultural do Unipli e organizadora da palestra, professora Marilda Ormy.


Operação Lei Seca

A partir de 19 de março de 2009, o governo do estado do Rio de Janeiro, deflagrou a Operação Lei Seca, como uma política pública, de caráter permanente, com operações desenvolvidas todos os dias da semana, com o único objetivo de preservar a vida humana. No dia 02 de dezembro de 2010, recebeu o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito – 2009/2010 na Categoria geral, na região Sudeste, concorrendo com 254 trabalhos de 114 cidades brasileiras.
 A Operação Lei Seca conta com 38 agentes que trabalham nas ações de educação e conscientização, sendo 26 portadores de necessidades especiais, vítimas de acidentes de trânsito envolvendo álcool e direção. No novo cronograma, as equipes terão a missão de conscientizar cerca de 34 mil pessoas a cada mês durante palestras em escolas, universidades e empresas, além de panfletarem sobre o perigo da mistura de álcool e direção em bares, boates, restaurantes e blitze. 


O Centro Universitário Plínio Leite fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 123 – Centro – Niterói/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário